quinta-feira, 27 de abril de 2017

HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO



HISTÓRIA DA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL SÃO FRANCISCO DE ASSIS


    Atendendo ao programa do governo federal de Integração Nacional, na década de 1970, século passado, criou-se a cidade de Sinop, a mesma fora povoada por famílias oriundas de diferentes estados brasileiros. O município cresceu muito economicamente. Em decorrência, aumentou-se o número de crianças de 0 a 6 anos que ficavam sem os cuidados da família, pois seus pais faziam parte do grupo de trabalhadores da indústria madeireira, em contínuo crescimento na época. E o sistema educacional vigente, não atendia crianças nesta faixa etária. 
    A sociedade civil organizada foi em busca de alternativas e espaços para atender as crianças, suas famílias e o sistema econômico. Em 1981, Dona Nilza de Oliveira Pipino, esposa do então Colonizador de Sinop, Sr. Enio Pipino, sentindo a necessidade de atender as crianças das mães trabalhadoras da cidade, criou em 02/06/1981, o Movimento de Assistência Social “Haydeé Ribeiro de Oliveira”. Com a fundação deste movimento, iniciou-se a construção de creches assistenciais e trabalhos voluntários com mulheres da sociedade que tinham a função de apoiar na manutenção e administração das creches. O espaço físico, a construtora, o terreno e a mão de obra foram deixados à disposição da comunidade pelo Colonizador Enio Pipino. 
  No dia 10/07/1981, a comunidade, juntamente com a religiosa irmã Antonia e a Sra. Luiza, discutiam a proposta para a fundação da primeira creche do município, a “SÃO FRANCISCO DE ASSIS”, recebia este nome pela Sra. Nilza de Oliveira Pipino, que era muito devota e trouxe para Sinop uma pequena imagem do Santo, a qual permanece até hoje na creche. Dois dias após, 12/07/1981, fora apresentado e aprovado o estatuto da creche e em 15/07/1981, houve eleição e posse da diretoria.
  Na mesma data, fora alugada uma casa para iniciar o atendimento, com a capacidade de atender 30 crianças de 0 meses a 6 anos, sendo que no primeiro dia as voluntárias atenderam 9 crianças. No dia 30/10/1981, aprovou-se o regimento interno da creche. A creche São Francisco de Assis teve sua sede própria inaugurada no dia 04/08/1982.     Como a demanda cresceu muito, foi necessário aumentar sua estrutura física, sendo reinaugurada no dia 15/09/1989. Neste período, a creche São Francisco de Assis, além dos trabalhos voluntários e dedicação das religiosas e da sociedade, teve com parceria constante na sua manutenção, o governo municipal, representado pela Secretaria de Assistência Social, na pessoa da primeira dama e primeira secretária de assistência social do município de Sinop, a Srª Nelsa Dal’maso. 
  Em 2000, de acordo com a lei municipal n° 574 de 06/12/1999, a creche São Francisco de Assis, foi municipalizada, devidamente reformada e equipada, atendendo neste período 197 crianças na faixa etária de 0 a 6 anos. De acordo com o decreto nº 067/2016 que dispõe sobre a denominação das Unidades de Educação Infantil do Munícipio a Creche Municipal São Francisco de Assis passa denominar-se Escola Municipal de Educação Infantil São Francisco de Assis. Atualmente a Escola Municipal de Educação Infantil São Francisco de Assis tem capacidade para atender 268 crianças, distribuídas em 6 salas, com a idade de 1 ano a 3 anos e 11 meses.
 As funcionárias da escola somam um total de 43 profissionais da educação, sendo 26 entre concurso e contrato e 17 bolsistas, considerando as profissionais que se encontram em licenças devidamente amparadas pela atual legislação. 
  A formação é formação continuada das profissionais da educação, também é presente e ficou mais acentuada a partir da criação da Lei Complementar 062/2011, que trata do Plano de Cargos Carreiras e Salários dos profissionais da educação do município de Sinop. Isso demonstra que a lei incentivou na qualidade da educação e vida das pessoas que fazem parte do sistema educacional.
  Considerando a procura constante por vagas em nossa instituição pela comunidade, percebemos que ela não atende às necessidades da sociedade, que hoje é composta podemos dizer em quase sua totalidade, por famílias de trabalhadores. 
   Os familiares e responsáveis pelas crianças da escola, são pessoas do mundo do mercado econômico, sem disponibilidade de tempo para se envolver com maior assiduidade nas práticas pedagógicas da nossa instituição. Porém, são pessoas que param para conversar por pequenos períodos, acerca dos acontecimentos e práticas do mundo que envolve sua criança. 
   A diversidade na composição familiar também se faz presente em nossa comunidade escolar, além da presença de culturas diferentes, uma vez que o município possui migrantes de todos os estados brasileiros e imigrantes. Os espaços físicos e suas estruturas também requerem cuidados especiais, considerando que o prédio e suas instalações já possuem mais de trinta anos de uso.
   Hoje o município possui uma Proposta Político Pedagógica para a Educação Infantil, coordenada pelo Departamento de Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação, que foi elaborada por seus profissionais da área e parcerias, que norteia as práticas e atividades destas unidades de ensino, respeitando os princípios assegurados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/2010. Princípios éticos: “da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades”. 
    Princípios políticos: “dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática”. Princípios estéticos: “da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e cuturais”.

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