HISTÓRIA
DA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL SÃO FRANCISCO DE ASSIS
Atendendo ao programa do governo federal de Integração Nacional, na
década de 1970, século passado, criou-se a cidade de Sinop, a mesma fora
povoada por famílias oriundas de diferentes estados brasileiros. O município
cresceu muito economicamente. Em decorrência, aumentou-se o número de crianças
de 0 a 6 anos que ficavam sem os cuidados da família, pois seus pais faziam
parte do grupo de trabalhadores da indústria madeireira, em contínuo
crescimento na época. E o sistema educacional vigente, não atendia crianças
nesta faixa etária.
A sociedade civil organizada foi em busca de alternativas e espaços para
atender as crianças, suas famílias e o sistema econômico. Em 1981, Dona Nilza
de Oliveira Pipino, esposa do então Colonizador de Sinop, Sr. Enio Pipino,
sentindo a necessidade de atender as crianças das mães trabalhadoras da cidade,
criou em 02/06/1981, o Movimento de Assistência Social “Haydeé Ribeiro de
Oliveira”. Com a fundação deste movimento, iniciou-se a construção de creches
assistenciais e trabalhos voluntários com mulheres da sociedade que tinham a
função de apoiar na manutenção e administração das creches. O espaço físico, a
construtora, o terreno e a mão de obra foram deixados à disposição da
comunidade pelo Colonizador Enio Pipino.
No
dia 10/07/1981, a comunidade, juntamente com a religiosa irmã Antonia e a Sra.
Luiza, discutiam a proposta para a fundação da primeira creche do município, a
“SÃO FRANCISCO DE ASSIS”, recebia este nome pela Sra. Nilza de Oliveira Pipino,
que era muito devota e trouxe para Sinop uma pequena imagem do Santo, a qual
permanece até hoje na creche. Dois dias após, 12/07/1981, fora apresentado e
aprovado o estatuto da creche e em 15/07/1981, houve eleição e posse da
diretoria.
Na
mesma data, fora alugada uma casa para iniciar o atendimento, com a capacidade
de atender 30 crianças de 0 meses a 6 anos, sendo que no primeiro dia as
voluntárias atenderam 9 crianças. No dia 30/10/1981, aprovou-se o regimento
interno da creche. A creche São Francisco de Assis teve sua sede própria
inaugurada no dia 04/08/1982. Como a demanda cresceu muito, foi
necessário aumentar sua estrutura física, sendo reinaugurada no dia 15/09/1989.
Neste período, a creche São Francisco de Assis, além dos trabalhos voluntários
e dedicação das religiosas e da sociedade, teve com parceria constante na sua
manutenção, o governo municipal, representado pela Secretaria de Assistência
Social, na pessoa da primeira dama e primeira secretária de assistência social
do município de Sinop, a Srª Nelsa Dal’maso.
Em
2000, de acordo com a lei municipal n° 574 de 06/12/1999, a creche São
Francisco de Assis, foi municipalizada, devidamente reformada e equipada,
atendendo neste período 197 crianças na faixa etária de 0 a 6 anos. De acordo
com o decreto nº 067/2016 que dispõe sobre a denominação das Unidades de
Educação Infantil do Munícipio a Creche Municipal São Francisco de Assis passa
denominar-se Escola Municipal de Educação Infantil São Francisco de Assis.
Atualmente a Escola Municipal de Educação Infantil São Francisco de Assis tem
capacidade para atender 268 crianças, distribuídas em 6 salas, com a idade de 1
ano a 3 anos e 11 meses.
As
funcionárias da escola somam um total de 43 profissionais da educação, sendo 26
entre concurso e contrato e 17 bolsistas, considerando as profissionais que se
encontram em licenças devidamente amparadas pela atual legislação.
A formação
é formação continuada das profissionais da educação, também é presente e ficou
mais acentuada a partir da criação da Lei Complementar 062/2011, que trata do
Plano de Cargos Carreiras e Salários dos profissionais da educação do município
de Sinop. Isso demonstra que a lei incentivou na qualidade da educação e vida
das pessoas que fazem parte do sistema educacional.
Considerando a procura constante por vagas em nossa instituição pela
comunidade, percebemos que ela não atende às necessidades da sociedade, que
hoje é composta podemos dizer em quase sua totalidade, por famílias de
trabalhadores.
Os familiares e responsáveis pelas crianças da escola, são pessoas do
mundo do mercado econômico, sem disponibilidade de tempo para se envolver com
maior assiduidade nas práticas pedagógicas da nossa instituição. Porém, são
pessoas que param para conversar por pequenos períodos, acerca dos
acontecimentos e práticas do mundo que envolve sua criança.
A diversidade na composição familiar também se faz presente em nossa
comunidade escolar, além da presença de culturas diferentes, uma vez que o
município possui migrantes de todos os estados brasileiros e imigrantes. Os
espaços físicos e suas estruturas também requerem cuidados especiais,
considerando que o prédio e suas instalações já possuem mais de trinta anos de
uso.
Hoje o município possui uma Proposta Político Pedagógica para a Educação
Infantil, coordenada pelo Departamento de Educação Básica da Secretaria
Municipal de Educação, que foi elaborada por seus profissionais da área e
parcerias, que norteia as práticas e atividades destas unidades de ensino,
respeitando os princípios assegurados nas Diretrizes Curriculares Nacionais
para a Educação Infantil/2010. Princípios éticos: “da autonomia, da responsabilidade,
da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes
culturas, identidades e singularidades”.
Princípios políticos: “dos direitos de cidadania, do exercício da
criticidade e do respeito à ordem democrática”. Princípios estéticos: “da
sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas
diferentes manifestações artísticas e cuturais”.
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