terça-feira, 16 de maio de 2017

LEITURA COMPARTILHADA

          Quanto mais cedo à criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura traz, maior será a chance de torná-la um adulto leitor, pensante e crítico socialmente. A literatura infantil, então, deve fazer parte da rotina de adultos e crianças, tanto na escola, quanto em casa, uma vez que, através da literatura infantil podemos levar nossas crianças para qualquer lugar, mágico ou real. 
          Pensando nisso a E.M.E.I. São Francisco de Assis adquiriu através do recurso PDE, 25 livros da Coleção Rima Pra Lá, Rima Pra Cá: A Roda do Ônibus Roda, Roda. Editora: Todo livro. Autor: Ed. Todo livro. Esta é uma história rimada em forma de canção, que ganha vida com as ilustrações de Wendy Straw.

O objetivo da aquisição é realizar a leitura compartilhada, momento este em que o professor desperta nas crianças o interesse pela leitura de forma lúdica e prazerosa, promovendo a integração e a interação. O estímulo visual também é muito importante para criar o hábito da leitura, par isso é preciso oportunizar as crianças o contato com a escrita desde cedo.
    A leitura compartilha ocorre quando todos tem acesso o mesmo texto. O professor entrega um livro a cada criança, realiza a leitura em voz alta e pede para que acompanhem, passando os dedos sobre as letras e imagens, realizando a leitura visual, virando as páginas respeitando o tempo da leitura. Para isso devemos ter o cuidado de selecionar o conteúdo para a faixa etária adequada.


Por Simone Pereira - Coordenadora
 



 

Um comentário: